top of page

Mercado de Inseminação Artificial em Tempo Fixo cresce, mas sem analise de dados os resultados ficam comprometidos

O mercado de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) no Brasil está crescendo a passos largos nos últimos anos, associado a isso, a necessidade por mão de obra qualificada também está aumentando. Entretanto, para o profissional se destacar no mercado, o mesmo deve entender a fisiologia por trás dessa biotecnologia reprodutiva, bem como dos diversos fatores que afetam os resultados.

A analise e interpretação de dados da IATF é de extrema necessidade na propriedade, pois, dessa forma é possível identificar de fato quais são as variáveis que mais exercem impacto negativo nos resultado. Após esse procedimento, o técnico pode sugerir mudanças de manejos que visem incrementar os resultados nas propriedades.

Entretanto, a obtenção e analise dos dados é difícil por diversos fatores como numeração errada dos animais, animais mudam de lotes ao passar pelas cercas, falta de planilha ou programas que seja possível corrigir esses erros e que sejam praticas de serem trabalhadas, sem aumentar muito o tempo de serviço devido a coleta de dados, pois uma ferramenta utilizada para o controle de dados deve ser aliada e não inimiga para realização dos demais serviços na propriedade.

Com o intuito de solucionar esse problema, o NAPGEM desenvolveu uma Planilha de Controle Reprodutivo (IATF) Automática no programa Microsoft Excel que permite coletar apenas os dados que o técnico ache necessário, fácil de trabalhar, mostra os resultados na hora de forma rápida, além de aceitar alguns erros como os mencionados anteriormente.

Ademais, para elaborar o relatório, muitos técnicos tem dificuldade e levam muito tempo, com a utilização da Planilha de IATF os resultados são obtidos de forma instantânea, sendo necessário apenas copiar as tabelas e gráficos para o Word ou Power Point. Com isso, o técnico economiza tempo que pode ser utilizado para realizar outros serviços ou lazer.
 

Vantagens e formas de trabalhar com a Planilha de Controle Reprodutivo (IATF) Automática

1- A Planilha de Controle Reprodutivo (IATF) Automática permite uma forma simples de trabalhar com os dados obtidos durante os serviços.

2- Fácil de inserir os dados, inclusive mesmo com numerações erradas das fêmeas.

3- Planilha interativa, para lembrar o técnico de inserir alguns dados.

4- Permite inserir alguns dados após o fim do trabalho com o lote, diminuindo o tempo para a anotação de informações repetidas. Ex: Data da IATF.

5- É possível trabalhar em diversos sistemas: Ex 1: 1, 2 e/ou 3 IATF. Ex 2: IATF + Repasse + toque com 30 dias da IATF Ex 3: IATF + Repasse + toque no final. Ex 4: IATF + Repasse + toque com 30 dias da IATF + Toque final (Toque das fêmeas já prenhas de IATF + Fêmeas que não ficaram prenhas de IATF, mas estavam com touro.
6- Permite a obtenção de resultados de forma dinâmica e rápida (Poucos segundos) em formas de tabelas e gráficos.
7- Possível ver a interação de variáveis sobre os resultados, como o teste de um determinado produto em diversas categorias animais e ver em qual o mesmo tem o melhor efeito.
8- Permite a elaboração de relatórios de forma rápida, economizando tempo do técnico.
9- O tempo economizado na elaboração do relatório pode ser utilizado para prestar mais serviços, aumentando o ganho financeiro do técnico.
10- O profissional que demonstra seus resultados ao contratante do serviço, se destaca no mercado.

​

Modelo de Relatório obtido com a Planilha de IATF

Relatório de IATF em pdf

Para obter a planilha, preencha o seguinte formulário. Após isso, enviaremos a planilha em até 5 dias úteis.
Link: https://forms.gle/XZ6LdHq4oNxaxTVU6

Como trabalhar com a Planilha de Controle Reprodutivo (IATF) Automática?
 

Nos do NAPGEM acreditamos que a analise e interpretação de dados é uma ferramenta poderosa para incrementar os índices zootécnicos nas propriedades. Além disso, mas que disponibilizar uma Planilha para esse serviço, é necessário saber trabalhar com a mesma. Com isso, fizemos dois vídeos, sendo o primeiro explicando como trabalhar com essa planilha (https://www.youtube.com/watch?v=n76L3v7SCr8) e outro de como elaborar os relatórios (https://www.youtube.com/watch?v=qOQzZwM9oGg). 

 

Qualquer dúvida entrar em contato com o NAPGEM:
Fone: (63) 99213-9737

E-mail: jorgeuft@gmail.com

​

Agradecimentos: A presente planilha foi realizado com apoio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/Brasil. Ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Genética e Melhoramento Animal (NAPGEM) da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.

bottom of page